Uma Medida Provisória (MP) deve ser editada por técnicos do Ministério de Minas e Energia para livrar os irmãos Joesley e Wesley Batista da multa de R$ 1 bilhão que pesa sobre a Âmbar Energia. Os empresários da J&F também possuem empresas voltadas para o ramo de energia e poderão ser beneficiados mais uma vez por uma MP. As informações são do UOL.

Um contrato emergencial entre a empresa e o governo foi feito em 2021, na gestão passada, mas não foi executado hoje. Nesta segunda-feira (8), a pasta comandada por Alexandre Silveira demonstrou interesse em manter o contrato mediante o pagamento da multa que está estimada em R$ 1,1 bilhão.

O processo que busca um acordo entre a J&F e o governo teve um pedido de arquivamento assinado em abril pelo Tribunal de Contas da União (TCU), ainda assim, o ministério tem autonomia para fazer o acordo. Assim, o governo busca uma medida provisória que possa permitir o contrato sem o pagamento da multa.

Caso seja concretizada, esta será a quarta medida do governo Lula (PT) que beneficia os irmãos Batista. Até o momento, eles já conseguiram autorização do Ministério da Educação para o Instituto J&F abrir uma universidade; foram convidados para a viagem à China; e tiveram uma MP que incrementa o caixa da Amazonas Energia, reduzindo assim os prejuízos da empresa.

COMENTAR