Os pais de Thomas Matthew Crooks, o homem de 20 anos identificado como o autor do atentado contra o ex-presidente Donald Trump no último sábado (13), acionaram a polícia horas antes do ataque acontecer para comunicar o desaparecimento do filho. A informação foi divulgada pela emissora americana Fox News nesta quarta-feira (17).

De acordo com o veículo, a mãe e o pai de Crooks disseram à polícia local que ele estava desaparecido e que estavam preocupados com seu bem-estar. Não foi esclarecido, porém, se os dois sabiam que o filho estava com o fuzil AR-15 que pertencia ao pai. A polícia também não informou quais medidas tomou ao ser contatada.

PAIS ATUAM NA ÁREA DE SAÚDE MENTAL

Thomas Matthew Crooks é filho de dois conselheiros profissionais com licença para atuar. Nos Estados Unidos, os profissionais dessa área trabalham no tratamento de problemas mentais, comportamentais e emocionais.

De acordo com o sistema de licenciamento do Departamento de Estado da Pensilvânia, Mary Elizabeth Crooks e Matthew Brian Crooks estão licenciados para atuar como conselheiros profissionais desde 2002 e os cadastros deles valem até fevereiro de 2025.

De acordo com a American Counseling Association (Associação Americana de Aconselhamento, em português), os conselheiros profissionais “ajudam as pessoas a obter insights pessoais, desenvolver estratégias e chegar a soluções da vida real para os problemas e desafios que enfrentam em todas as áreas da vida”.

– Como profissionais treinados e credenciados, eles realizam isso conhecendo os clientes, construindo relacionamentos seguros e positivos e sugerindo ferramentas e técnicas que acreditam que irão beneficiar os clientes – diz o conselho.

O órgão destaca ainda que os conselheiros profissionais podem ajudar uma pessoa a “lutar pela saúde mental ideal, atingir metas de bem-estar ou trabalhar em problemas de relacionamento”.

– Os conselheiros podem ajudar com problemas acadêmicos e de carreira, bem como na adaptação a doenças crônicas ou reabilitação. Os conselheiros trabalham com pessoas ao longo da vida e abordam questões relacionadas a transições de vida, eventos traumáticos e situações difíceis – completa a associação.

COMENTAR