Moradores da Faixa de Gaza fizeram uma manifestação contra o grupo terrorista Hamas, que controla o território palestino. Segundo a imprensa israelense, o protesto se espalhou por outras regiões. Em Jabalia, manifestantes pediam o fim da guerra e do Hamas. O protesto é considerado o maior desde que o Hamas invadiu Israel no dia 7 de outubro de 2023.

Em meio à pressão militar israelense, palestinos também foram vistos deixando o norte da Faixa de Gaza. “Os manifestantes não querem o governo atual, querem viver em segurança”, disse Mohamed.

Frases como “Queremos Paz” e “Nossos filhos querem viver em paz” já se tornaram símbolos dos raros protestos públicos contra o grupo terrorista nos últimos anos.

Alguns jornalistas pró-Hamas tentaram evitar reportar os protestos, enquanto outros alegaram falsamente que era um protesto contra o “genocídio” de Israel.

No entanto, os cânticos e gritos de “Fora Hamas” em seus próprios vídeos desmentiram os propagandistas. Um conhecido repórter da Al Jazeera ligado ao Hamas registrou uma cena onde os manifestantes gritavam claramente: “Saia, saia, Hamas, saia”.

“O povo quer que o Hamas saia”, gritou outro palestino, em uma crítica pública rara e direta ao grupo após anos em silêncio.

De acordo com fontes palestinas afiliadas ao Fatah, centenas de moradores de Beit Lahia foram às ruas no que foi descrito como uma “marcha de raiva”.

COMENTAR