A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) voltou a protestar sobre a redução no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) dos 184 municípios cearenses para setembro é de 30,6%, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

“Aprece continua trabalhando na sensibilização da sociedade sobre as quedas na principal fonte de recursos das cidades, principalmente as de menor porte; bem como os graves efeitos disso na prestação dos serviços públicos locais e no planejamento e cumprimento de compromissos das prefeituras, entre outras ações importantes para a população”, diz um trecho da publicação.

O presidente da Aprece, Júnior Castro, segue motivando os prefeitos cearenses para novas mobilizações a favor de reposição dos repasses do FPM. Uma das solicitações é a viabilização de um Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM).

Consecutivas quedas

Este será o terceiro mês consecutivo que os municípios cearenses sofrem com reduções no repasse do FPM. No último dia 10 de julho, os municípios cearenses receberam um valor 34% do que no ano anterior; no dia 10 de agosto, esse valor foi 24% menor em comparação ao mesmo período do ano anterior.

COMENTAR