Mais de 300 reclamações contra os Correios foram registradas no Reclame Aqui, em 12 horas. O levantamento foi realizado no portal de intermediação entre empresas e consumidores pelo jornal O POVO, até as 12 horas desta quarta-feira, 21 de maio. Apesar das inúmeras queixas, a estatal não confirma greve ou qualquer problema, e a oposição já começou a bater no governo diante da ausência de respostas sobre o envio de mercadorias atrasado.
Em 40 páginas de registros do Reclame Aqui, os assuntos não resolvidos e apontados pelos consumidores variam entre:
- “Sedex atrasado”
- “sumiram com a minha devolução”
- “atraso na entrega de mercadoria”
- “atraso absurdo correios cajamar”
- “Quero saber onde está minha encomenda”
- “Correios sumiu com minha encomenda”
- “Produto não entregue e sem atualização de rastreio”, entre outros.
Até o momento, O POVO havia confirmado as demoras somente para logísticas terrestres e estilo PAC (Prático, Acessível e Confiável), que tem realmente um prazo maior.
Mas as queixas apontam acontecimentos também no Sedex, compras internacionais e na logística aérea.
Em um terceiro contato para pedir respostas, ontem, no dia 20 de maio, os Correios repetiram o que disseram no dia 15 de maio, que o serviço de entrega “segue operando” em todo o País.
Ainda chama o que está acontecendo de “algumas situações pontuais e temporárias”, e que a empresa está adotando medidas “que estão garantindo a continuidade das entregas.”
“Situações específicas devem ser reportadas à empresa por meio dos canais oficiais de relacionamento para serem averiguadas e solucionadas. A empresa segue à disposição dos clientes pelos telefones 3003-0100 e 0800 725 7282, pelo Chat ou Fale Conosco no site https://www.correios.com.br”, finalizam o comunicado em retorno ao O POVO.
Acontece que há reclamações até mesmo de impossibilidade de registro de problemas com a estatal no site dos Correios.
Vale lembrar que no primeiro contato com os Correios, no dia 10 de maio, a empresa admitiu não estar pagando as terceirizadas em dia, mas descartou indicativos de greve, cogitados pelos empreendedores que usam o serviço.
À época, também não houve menção a atrasos e nem a problemas no rastreamento.
Segundo O POVO apurou diretamente com o atendimento em duas agências de Fortaleza, os funcionários indicam que o problema logístico afetou especialmente o transporte de encomendas pelas rodovias, gerando impacto direto nos prazos previstos, desde o dia 30 de abril.
Porém, nas queixas registradas no Reclame Aqui, há relatos de falta de envio e de rastreio desde o dia 10 de abril.
Ou seja, além de atrasos, usuários também reclamam da falta de informações no sistema de rastreamento. Em um dos casos reportados ao O POVO, uma mercadoria foi adquirida no dia 28 de abril e tinha previsão de chegar no dia 8 de maio.
Porém, até esta quarta-feira, 21 de maio, a plataforma dos Correios permanece sem atualizações. A última se deu no dia 6 deste mês.
Na área de rastreamento do site, apenas há o recado “Para obter mais informações sobre o objeto, clique aqui e registre uma manifestação”. Isso significa que o cliente pode abrir uma reclamação e pedir até mesmo ressarcimento, porém, o sistema está indisponível.
Fonte: O Povo