O Governador do Ceará Elmano de Freitas em viagem para a China, assinou 3 acordos com empresas Chinesas, com interesse em investimentos de energias limpas, no caso usinas eólicas e de Hidrogênio.
o Grupo Mingyang Smart Energy assinou acordo para i investimento e a implantação do Centro de Tecnologia e Reparo de Aerogeradores no Estado do Ceará. O documento prevê a instalação de uma planta piloto de energia eólica offshore, além da produção de amônia e hidrogênio verde em território cearense.
O Segundo acordo foi com a empresa Spic, que garante o investimentos em estudos para viabilizar projetos na produção de energia eólica onshore e offshore, solar, hidrogênio azul e verde e combustíveis dentro do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
O último acordo foi com o grupo Gansu Science & Technology Investment, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento comum de ambas as partes, por meio de consultas amigáveis e de acordos de princípios básicos de partilha de recursos, vantagens de complementaridade, cooperação “ganha-ganha” e desenvolvimento coordenado.