O Ex-ministro Ciro Gomes (PDT) esteve palestrando em evento na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), sobre economia brasileira, onde ele admitiu que pretende encerrar seus ciclos eleitorais na política.
“(Posso) falar com liberdade de quem não precisa agradar mais ninguém porque o meu cliclo eleitoral, meu apetite eleitoral acabou. Antes, eu me sentia obrigado a representar uma espécie de corrente de opinião que tirava 10%, 12%, e agora praticamente me deixaram falando só. Então, eu tô agora falando só por mim, o que me dá uma liberdade muito grande”, disse Ciro.
A fala ocorre alguns meses após a sua quarta derrota na disputa à Presidência da República. Nas duas últimas eleições gerais, o pedetista assumiu uma forte postura de embate contra o PT, tendo como alvo principal o atual chefe do País, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Logo após o resultado em primeiro turno do pleito do ano passado, Ciro se pronunciou sobre a nova etapa da disputa, mas com cautela. Na ocasião, o pedetista ficou em quarto lugar na disputa com 3,04%, atrás de Lula, Bolsonaro e da atual ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB).
Ciro Gomes foi candidato a Presidente diversas vezes, além disso teve experiências como deputado estadual, deputado federal, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, ministro da Fazenda e da Integração Nacional.