Na noite de ontem (22), ocorreu o encontro regional do PDT aqui no Ceará, e mostrou a divisão que o partido passa, sem a presença do Senador Cid Gomes, boa parte da bancada de Deputados Estaduais e Federais do Ceará, não se fez presente, dos 13 deputados estaduais, apenas três estiveram presentes, enquanto dos 5 federais, apenas dois compareceram.
O Líder do PDT no estado, o Deputado Federal André Figueiredo foi um dos deputados federais presentes, é um dos alvos do novo racha dentro do partido, já que o senador Cid Gomes demonstrou interesse em assumir o partido, dizem que o senador junto com outros deputados tentaram se reunir com André de modo a fazer ele desistir da eleição pela presidência do partido no final do ano, não tendo sucesso, com isso o senador e seus aliados não se fizeram presente no evento.
Ele afirmou que “é direito” de qualquer filiado pleitear a presidência do partido, mas que esta discussão vai ser feita “no momento adequado”. “Agora o meu mandato vai até dezembro e, a partir daí, a gente conversa”, disse.
“É natural que algumas pessoas que não se sintam bem no partido queiram sair. Agora, existe uma janela partidária. Aqueles que foram eleitos pelo partido têm de saber que eles, no momento adequado, terão de estar com o partido de todo jeito. A janela para deputado só é em março de 2026”, afirmou Figueiredo,
No evento teve defesa da Pré-candidatura de Sarto
Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) chegou ao espaço do encontro regional nos braços de apoiadores e com gritos de “Sarto, prefeito, vai ser reeleito!”
Apesar do apoio, o prefeito preferiu desconversar ao ser indagado sobre a disputa eleitoral de 2024, quando poderá disputar a reeleição para a Prefeitura.
“Eu estou preocupado com a gestão. O debate eleitoral se fará na hora, no momento adequado. Nós temos ainda meio ano para atravessar recuperando a economia no pós-pandemia e tem muita coisa ainda pra fazer na questão de gestão”. JOSÉ SARTO (PDT) Prefeito de Fortaleza
Os correligionários, contudo, fizeram questão de ressaltar a importância da Fortaleza – única capital comandada pelo PDT – e elogiar a gestão do prefeito durante o evento.
Ciro Gomes, por exemplo, afirmou que Sarto é um “modelo” na gestão municipal. Já André Figueiredo afirmou que a Prefeitura de Fortaleza é “prioridade” do partido “não apenas no Estado do Ceará, mas nacional”. “Para que nós possamos reeleger o prefeito Sarto”, reforçou.