O presidente Lula equiparou, na madrugada desta terça-feira, 14, o Estado de Israel ao Hamas. “Se o Hamas cometeu um ato de terrorismo e fez o que fez, o Estado de Israel também está cometendo vários atos de terrorismo ao não levar em conta que as crianças e as mulheres não estão em guerra.”
Lula recepcionou os 32 brasileiros repatriados de Gaza, com familiares, que chegaram na noite de ontem, às 23h25. A primeira-dama Janja e ministros de Estado acompanharam a chegada. Agora, as pessoas vão receber assistência social, alojamento, comida e documentos, para aqueles que não tiverem nenhum registro, conforme o Palácio do Planalto.
Mais cedo, durante a sanção da nova Lei de Cotas, em cerimônia no Palácio do Planalto, Lula disse que reação de Israel na Faixa de Gaza é tão grave quanto o ataque “terrorista” do Hamas em 7 de outubro.
“As consequências da solução do Estado de Israel são tão graves quanto foram as do Hamas, porque os israelenses estão matando inocentes sem nenhum critério”, disse Lula.
O grupo de 32 pessoas (22 brasileiros e 10 palestinos) que estava na Faixa de Gaza embarcou por volta de 6h50 desta 2ª feira (13.nov) em Cairo, no Egito, em um avião em direção ao Brasil. A aeronave, cedida pela Presidência da República, deve pousar na Base Aérea de Brasília por volta de 23h30. Antes, fará escala em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha) e na Base Aérea de Recife (PE). No Brasil, os repatriados ficarão em um alojamento da FAB (Força Aérea Brasileira), em Brasília, por duas noites.