Dona das marcas Casas Bahia e Ponto (antigo Ponto Frio), a Via pretende fechar até cem lojas em 2023 e demitir de cerca de 6 mil funcionários neste ano. O corte da estrutura e as demissões fazem parte do novo plano de negócios da companhia, anunciado na quinta-feira 10, mesma data em que o balanço trimestral (abril a julho) mostrou um prejuízo de R$ 492 milhões.

O plano de negócio também inclui a redução de até R$ 1 bilhão em estoques neste ano, mudanças na forma de captar recursos para financiar o crediário aos clientes e reduzir em até 40% os seus de investimentos.

Com as novas metas, a companhia estima poder gerar R$ 1 bilhão em lucro líquido, mas ainda não sabe quando.

Para reduzir os estoques, a Via vai comercializar produtos que geram menos lucro (os de menor valor) no marketplace. Com isso, as lojas físicas vão ficar apenas com produtos que oferecem maior lucratividade.

Com menos estoques, o número de lojas pode ser cortado. “Esse ajuste das cem lojas vai trazer uma liberação de estoques de R$ 200 milhões”, afirmou o presidente da Via, Renato Horta Franklin, em entrevista à agência Reuters.

Segundo ele, a companhia já tinha uma estratégia de crescimento focada nas vendas pelos meios digitais, além da abertura de novos canais, da expansão de lojas e da aposta em fintechs.

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