O candidato do PL André Fernandes foi o mais votado nas eleições para prefeito de Fortaleza, no total ele atingiu 562.305 votos (40,20%), enquanto o seu adversário no segundo turno o Petista Evandro Leitão atingiu 34,33%, seguido José Sarto (PDT), atual prefeito de Fortaleza, com 164.402 votos (11,75%), e depois Capitão Wagner, que obteve 159.426 votos (11,40%).
Pela primeira vez, desde 2012, a Capital terá uma disputa majoritária entre estreantes. A última vez foi na disputa entre Roberto Cláudio (PDT) e Elmano de Freitas (PT). À época, o candidato pedetista se saiu melhor na disputa, sendo eleito no segundo turno. Foi neste pleito, inclusive, a última vez em que o Partido dos Trabalhadores (PT) chegou ao segundo turno em Fortaleza.
Do alto de um paredão de som automotivo, com o local lotado, André acenou para apoiadores, já antecipou sobre candidaturas que deverão apoiá-lo e, na euforia da comemoração, puxou refrões que poderá lançar contra seu adversário de segundo turno, Evandro Leitão. O petista teve 34,33% dos votos e irá para disputa no próximo dia 27.
André disse que “qualquer que seja o político que vier nos apoiar, e peço que vocês entendam isso, será muito bem-vindo”. Segundo ele, essa aceitação de apoiadores de outras matizes políticas, “se é ligado ou se não é ligado ao prefeito”, se justificaria “porque não é um projeto de interesse pessoal. É a mudança que Fortaleza almeja há alguns anos”.
E reforçou, citando a bandeira antipetista: “O que não podemos deixar acontecer é que o mal maior, chamado PT, vença essas eleições”. André disse que a disputa não será Bolsonaro contra Lula ou direita contra a esquerda. É entre os que estão no poder contra ele, André Fernandes. O candidato é apoiado pelo ex-presidente, enquanto Evandro tem o apoio do atual chefe do Executivo federal.