O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump usou as redes sociais para prometer, nesta segunda-feira (11), libertar os presos pela invasão do Capitólio, caso seja eleito. A declaração ocorreu em uma postagem na Truth Social, plataforma criada por ele. – Meus primeiros atos como seu próximo presidente serão fechar a fronteira e libertar os reféns de 6 de janeiro que foram presos injustamente – garantiu.

A invasão do Capitólio ocorreu no dia 6 de janeiro de 2021, quando manifestantes que protestavam contra a vitória de Joe Biden no pleito presidencial. À época, duas pessoas morreram, e 752 foram presas. Atualmente, 500 pessoas foram condenadas com sentenças que chegam a até 20 anos de prisão.

Esta não é a primeira vez que o ex-presidente faz este tipo de comentários. Durante um evento de campanha em janeiro passado no estado de Iowa, Trump apelou ao atual presidente do país norte-americano, Joe Biden, para libertar “os reféns.”

Embora ele tenha dito há muito tempo que rejeitará as acusações contra os manifestantes se for eleito, a postagem é o mais próximo que Trump chegou de dizer que o perdão aos manifestantes do ataque ao Capitólio é uma prioridade, junto à perfuração de petróleo e gás, bem como uma repressão na fronteira EUA-México.

COMENTAR