Um total de 32% dos bares e restaurantes do Ceará ficaram no prejuízo no mês de agosto. É que o diz a pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Segundo o levantamento, o índice representa um aumento de 9% em relação ao mês de julho. Os que fizeram lucro foram 39%. Já os outros 29% ficaram em equilíbrio.
Dos 32% que tiveram mais prejuízo, a maior parte (80%) afirmou que a queda das vendas foi o principal motivo; 53% acreditam que foi a redução do número de clientes; 46% alegam dívidas com impostos e taxas; 26% dizem ter dívidas com empréstimos; 26% sofrem com custo pessoal.
Além disso, foram apontados outros motivos como custos dos insumos, principalmente alimentos e bebidas (23%), custo da energia (23%), custos relacionados à localização, como aluguel, conservação, reformas etc (23%), taxas de cartões e vouchers (7%) e eventos climáticos que reduziram fluxo de clientes (7%).
“O resultado das empresas em agosto teve uma piora no quadro, com mais estabelecimentos trabalhando no prejuízo. há uma queda no fluxo de clientes tanto pelo fator sazonal, após as férias de julho, quanto por uma percepção de aumento na inflação, que tem deixado os consumidores mais conservadores com os gastos. e como já havíamos alertado, as dívidas com impostos também chamam a atenção – quase metade dos empresários apontaram este fator como importante para o resultado negativo em agosto”, afirmou a presidente da Abrasel no Ceará, Taiene Righetto.
A pesquisa da Abrasel foi realizada com empresários do setor entre os dias 28 de setembro e 6 de outubro no Ceará.