Pelo 3° dia consecutivo, Manaus ficou encoberta por fumaça, o fenômeno é reflexo das queimadas da floresta amazônica, a World Air Quality Index, uma plataforma que acompanha os níveis de poluição no mundo, classificou Manaus entre as piores cidades do mundo em poluição do ar devido ao nível de fumaça, e a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva já achou um culpado para isso, o ex-presidente Jair Bolsonaro, mesmo já tendo 10 meses de governo Lula.
Diante da pressão, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, foram convocados para uma coletiva de imprensa em Brasília.
Na coletiva de imprensa, Marina explicou que o governo federal está se unindo aos estados afetados para combater os incêndios na região Amazônica, que ela classificou como uma situação de ‘extrema gravidade’, e atribuiu parte das dificuldades a gestão anterior.
“(A situação é adversa) porque nós não tínhamos esse planejamento no governo anterior (do ex-presidente Jair Bolsonaro). Nós assumimos o governo agora, mas procuramos ser previdentes, contratando as pessoas no tempo certo”, afirmou.
Marina também defendeu as ações do governo Lula na área ambiental, incluindo a edição de uma medida provisória para assegurar recursos adicionais destinados ao combate ao desmatamento e às queimadas.