O senador Jorge Seif (PL-SC) pediu o apoio da casa à Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de sua autoria, pelo voto aberto permanente, em todas as deliberações do Legislativo. O voto secreto ficaria vedado. São necessárias, conforme informou a Agência Senado, 27 assinaturas para começar a tramitar no Senado.
Em pronunciamento na terça-feira 28, Seif disse que a transparência é exigida pela população brasileira, que tem o direito de saber como seus representantes estão votando. Isso especialmente em decisões que moldam o futuro da nação, como de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Votar de forma aberta e transparente não é só um ato de responsabilidade, mas é um compromisso de honestidade e integridade com o nosso público”, ressaltou o senador. “Se nós adotarmos o voto aberto, nós estamos promovendo, inclusive, coerência com as nossas ações, coerência com o que nós falamos lá no nosso Estado durante a nossa campanha. Nós sabemos que existem, inclusive, pressões.”
Ele considera que as pessoas têm medo de retaliação.
“Mas nós enquanto homens públicos, cada centavo que nós gastamos está no Portal da Transparência.” E completou. “Por que não dar essa oportunidade para o brasileiro saber como seu representante que ele elegeu na urna vota e em quem vota?”