Motoristas por aplicativo de diversas áreas como locomoção e entregas realizam uma paralisação na manhã desta segunda-feira, 15, em três pontos de Fortaleza. O principal polo é na Praça da Imprensa, localizada no bairro Dionísio Torres, há pontos de manifestação no Centro de Eventos e na Arena Castelão.

O Ato começou as 8 horas da manhã e segue até 16 horas, Segundo a Associação dos Trabalhadores por Aplicativo de Fortaleza (ATAF), a principal reivindicação dos entregadores é em relação à exigência criada por clientes de que eles devem entrar nos condomínios para fazer a entrega no apartamento.

Entre as demais pautas estão: regulamentação da categoria, tarifa mínima de entrega de R$ 8; isenção do IPVA aos trabalhadores por aplicativo – motos até 170 cilindradas; vagas para embarque e desembarque; multas abusivas; e entregas múltiplas.

De acordo com o presidente da Associação dos Trabalhadores por Aplicativo de Fortaleza (Ataf), Douglas Sousa, o ato pretende pressionar o governo estadual pela isenção do IPVA prometida à categoria.

Já para os motoristas de aplicativo, a principal exigência é em relação às tarifas que são pagas pela plataforma da “Uber” e “99 Pop”, e a cobrança de tarifa mínima de R$ 10 para viagens de até três quilômetros.

“Uma das nossas pautas é a melhoria nas tarifas, que estão bastante defasadas devido ao aumento dos custos da atividade [gasolina]. Não existe uma previsibilidade nos nossos ganhos já que os aplicativos não trabalham com uma tarifa fixa e nem com uma tarifa pré-determinada por quilômetro rodado”, explicou o motorista Roger Luís

COMENTAR