O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reuniu-se nesta sexta-feira, 20, como o ditador da China, Xi Jinping, em Pequim. O governo chinês está promovendo um encontro internacional para ampliar mercados pelo mundo.

Na comitiva de Lira também estão o líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PT-PR), Elmar Nascimento (União Brasil-BA), André Figueiredo (PDT-CE), Fábio Macedo (Podemos-MA), Luís Tibé (Avante-MG) e Daniel Almeida (PCdoB-BA), que preside o Grupo Parlamentar Brasil-China.

Segundo a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, no encontro, Xi disse que “China e Brasil são os maiores países em desenvolvimento do Oriente e Ocidente, respectivamente, e grandes países emergentes com influência global”.

Em uma postagem no Twitter/X, Lira escreveu que foi recebido “pelo presidente da China, Xi Jinping, no Grande Salão do Povo, em Pequim”.

Além de Xi, também participaram do encontro o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e o secretário do Partido Comunista chinês e ex-prefeito de Pequim, Cai Qi.

A comitiva brasileira também visitou o Museu do Partido Comunista Chinês, onde Arthur Lira deixou uma mensagem escrita, na qual agradeceu pela apresentação da história do partido.

Com as viagens de Lira à Ásia e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), à Europa, a semana em Brasília está sem discussões importantes no Congresso Nacional.

COMENTAR