O jornal O Povo traz que o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, hoje no PDT, pode estar de saída para o União Brasil. Ele recebeu o convite do próprio presidente estadual e agora aliado, Capitão Wagner. De acordo com interlocutores, a probabilidade é de 95%. Alguns ajustes ainda precisam ser feitos e acertados antes das partes selarem o acordo, uma vez que o cenário eleitoral de 2026 e aliados de Roberto entram na equação.

O POVO noticiou, no final de 2024, a aproximação entre os ex-adversários e como a ida de RC ao partido era cogitada. De lá pra cá, ele se tornou um dos líderes da oposição ao PT no Ceará e, segundo fontes ouvidas, a filiação é dada como quase certa e vista com muito bons olhos.

Uma possível filiação de RC ao União Brasil teria uma movimentação que poderia acarretar em uma candidatura ao Governo do Estado, principal interesse do ex-prefeito.

Ele se aproximou do deputado federal André Fernandes (PL), fortalecido depois de ficar em segundo na eleição para a Prefeitura de Fortaleza em 2024, e uma vez que, por não ter idade mínima e não poder disputar a vaga, vê com bons olhos uma candidatura de Roberto Cláudio para governador.

A relação entre André e Capitão Wagner ficou estremecida após a disputa para prefeito, quando os antigos aliados travaram embates ainda sentidos de ambos os lados. Com RC no União Brasil, o PL e Fernandes podem estreitar mais as relações.

Hoje, Fernandes possui uma aproximação e trato melhor com Roberto do que com Wagner.

Fonte: O Povo

COMENTAR