A inversão de valores que chama, o ex-governador do Rio de Janeiro que já foi condenado a 425 de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa em processos da Operação Lava Jato, em menos de 1 ano é absolvido pelo Supremo Tribunal Federal, e agora vai ser homenageado no Carnaval de 2024 pela União Cruzmaltina, escola de samba da Série Prata do estado.
A conta da escola nas redes sociais postou, na quarta-feira (19), um vídeo que antecipa o enredo, no qual aparecem obras e medidas realizadas pelo ex-governador – como o trecho do metrô até a Barra da Tijuca, o teleférico do Complexo do Alemão e Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). O anúncio oficial do enredo será feito no próximo domingo (23).
O presidente da escola União Cruzmaltina, Rodrigo Brandão, disse que o desfile vai contar a história do ex-governador “desde a infância, passando pelo jornalismo e adentrando em sua vida pública”. “A escolha do enredo foi a partir de um novo olhar da escola, que é trabalhar com temas atuais. A construção do enredo sobre o [ex-]governador para 2024 nasce nesse novo modelo”, explicou o sambista ao G1.
Segundo Brandão, “a intenção é destacar tudo de bom que ele já criou”. “Ele é um homem de mais de 30 anos de vida pública, e é inadmissível ele ser apedrejado do jeito que ele é pela mídia”, declarou ao portal.
Ele afirmou ainda que o enredo vai “partir do princípio de que a Lava Jato era para denegrir a imagem de dois dos principais políticos: Sérgio Cabral e Lula. A escola sairá em defesa do [ex-]governador.”
Críticas
Antes mesmo do lançamento do enredo, os seguidores da União Cruzmaltina inundaram as redes da escola com críticas à escolha.
“Estou me desvinculando de qualquer coisa dessa escola! Que decepção pra torcida vascaína”, disse um internauta nos comentários do vídeo postado quarta-feira.
“É sério mesmo que vão homenagear um cara que foi condenado e ficou preso por 6 anos? O nome do Vasco já está em todos os lugares por causa dessa façanha de vocês. Que loucura é essa? Tá bem difícil ser Vasco ultimamente, nem no samba está ajudando”, comentou outro seguidor.