O governo federal vai ceder uma área da Esplanada dos Ministérios, para sediar o Museu da “Democracia”, espaço que irá relembrar os atos do 8 de janeiro de 2023, além disso, a obra receberá 40 milhões de reais dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sendo tocada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que farão um concurso para escolher um projeto arquitetônico para o espaço.

A expectativa é que o Museu da Democracia comece a ser construído em 2025 e sirva para abrigar obras que promovam a democracia contemporânea do país.

– Além de abrigar um memorial sobre os ataques antidemocráticos do ano passado, o repositório servirá de base para uma campanha para mobilizar museus e pontos de memória a refletirem enquanto agentes de um estado democrático e protagonistas de sua própria história, de maneira a enfatizar a importância da participação e do envolvimento social pela construção de direitos em nível local – diz o Ministério da Cultura.

A pasta garante que o espaço cultural não estará ligado a um setor político, pelo contrário, será construído “com a união dos setores democráticos do país”.

COMENTAR