O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer separar um montante recorde para a publicidade do governo em 2024. Segundo informações da Folha de S.Paulo, o valor previsto é de R$ 647 milhões, o que corresponde a quase o dobro que em 2023, ano em que foram disponibilizados R$ 359 milhões.

Segundo comparação feita pelo jornal, levando em conta os dados corrigidos pela inflação oficial do país (IPCA), o valor é maior que os dos anos anteriores. A cifra, contudo, ainda passará pelo crivo do Congresso, visto que está inclusa no projeto do Orçamento para o próximo ano.

Vale destacar que 2024 é ano de eleições municipais. Mesmo que a verba seja destinada à divulgação das ações do governo, ela também pode ajudar a melhorar a imagem do presidente e de seu partido, que visa crescer no próximo pleito após minguar em 2020.

Contatada, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) declarou que o montante objetiva divulgar medidas que beneficiam o povo, cobrir as despesas com comunicação interna, além de enfrentar notícias falsas diante de “uma realidade que exige o incansável combate à desinformação, um problema social no mundo”.

Também refutou que o valor seria recorde, dizendo que, caso a correção inflacionária pelo IGP-M seja considerada, o montante mais alto seria o de 2017, na época da gestão de Michel Temer (MDB).

– O orçamento de 2024 da Secom não contempla apenas a publicidade governamental, utilizada para comunicar programas do governo que beneficiarão à população (sic), como o Novo PAC, o Desenrola e a campanha de combate a fake news. O referido orçamento inclui, por exemplo, comunicação corporativa, pesquisas, nova licitação específica para [a área] digital, para live marketing e eventos – argumenta a pasta.

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