Cerca de 200 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram a Fazenda Curralinhos, localizada no município de Crateús, a 359,1 km de Fortaleza, na madrugada desta segunda-feira, 15. O espaço tem cerca de 800 hectares e está inserido no perímetro da Barragem Lago de Fronteiras, uma obra em construção pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

A manifestação está inserida em uma programação realizada pelo MST em vários Estados nesta segunda-feira. Além do Ceará, houve registros de ocupações em Goiás, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Que se somam a outras duas áreas ocupadas no domingo (14) em Petrolina (PE) e uma área invadida na semana passada em Itabela, no extremo sul da Bahia. No total, há nove áreas invadidas pelo movimento.

A ocupação no Ceará, segundo o MST, tem como objetivo denunciar a priorização dos interesses econômicos em detrimento dos direitos das famílias atingidas pela barragem. O movimento reivindica que a Fazenda Curralinhos e os 5 mil hectares previstos para agricultura irrigada na Barragem do Lago de Fronteiras sejam desapropriados para a construção de assentamentos.

COMENTAR