Nesta quarta-feira (21), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado sabatina o candidato ao Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado Cristiano Zanin. Depois do colegiado, ele precisa de ao menos 41 votos no plenário da Casa.

A votação é secreta, mas a bancada cearense no Senado já revelou como deve se posicionar. Até o momento, Zanin tem cerca de 60 votos, sendo dois deles, possivelmente, de cearenses.

O Senador Eduardo Girão já se posicionou contrário a indicação do ex-advogado de Lula ao Supremo Tribunal Federal, trazendo que a votação do indicado do petista teve um tramite bem mais acelerado do que ocorreu com André Mendonça

“É uma prerrogativa do presidente indicar um ministro do STF, mas também é do Senado barrar, rejeitar, fazer uma sabatina à altura desta Casa. A indicação, com todo respeito à pessoa do sr. Cristiano Zanin, que eu nem conheço, […] fere o princípio da impessoalidade. É uma pessoa que o presidente teve como advogado, amigo dele”, comentou o Senador sobre o assunto.

Já Augusta Brito (PT) votará a favor da indicação de Zanin,  entendendo que ele preenche os requisitos para sua indicação ser aceita pela CCJ, da qual ela é membro suplente.

“Claro que sua sabatina na Comissão de Constituição e Justiça ainda precisa acontecer, mas ele preenche todos os requisitos previstos no artigo 12 da Constituição como detentor de notável saber jurídico e reputação ilibada”, disse.

O Senador Cid Gomes (PDT) também já declarou publicamente que votará favorável ao nome de Zanin.

COMENTAR