Em queda de popularidade, o governo Luiz Inácio Lula da Silva prepara um contrato milionário na área de comunicação para melhorar a imagem do presidente. Considerada uma das principais licitações do mercado neste ano, o contrato para a gestão de imagem do petista tem seu preço de referência na casa de R$ 197 milhões. Até agora, 23 empresas já demonstraram interesse. O objetivo do governo é buscar uma agência para cuidar da área digital do governo e fazer a gestão e monitoramento de suas ações e políticas públicas.

Órgãos, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Secretaria Especial de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Presidência da República, avalizaram o edital. A expectativa é que o resultado saia na segunda quinzena de abril.

A percepção do governo é de que a divulgação dos programas sociais deve priorizar as faixas da população que recebem os benefícios.

Pesquisas registram queda na popularidade de Lula

A expectativa no Palácio do Planalto é que a estratégia digital ajude a recuperar a popularidade do governo, que vem caindo segundo as pesquisas mais recentes.

Internamente, porém, o governo não considera a comunicação como o fator principal para a queda. O governo avalia que a revisão de alguns programas sociais ajudou nesse cenário desfavorável. O Bolsa Família, por exemplo, ampliado por Jair Bolsonaro em 2022, sofreu redução no governo petista.

Pesquisas também mostram que as polêmicas falas de Lula sobre Israel ajudaram na queda de popularidade.

COMENTAR