A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou que as sedes das entidades Associação dos Aposentados e Pensionistas Nacional (AAPEN) e Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (AAPB), que atuavam no Ceará e são investigadas por desviar R$ 430 milhões de aposentados no Estado, foram transferidas para novos endereços em Fortaleza, mas não apresentam qualquer sinal de funcionamento.

Segundo o órgão, as novas instalações, localizadas na Aldeota e no Centro da capital cearense, são consideradas de fachada. Técnicos da CGU visitaram os locais e constataram que não havia atendimento ao público, funcionários ou qualquer estrutura administrativa. A AAPEN foi registrada na Avenida Desembargador Moreira, nº 1100, e a AAPB, na Rua Barão do Rio Branco, nº 1051, sala 521.

As duas entidades foram presididas pela advogada cearense Cecília Rodrigues Mota, investigada pela Polícia Federal (PF). A apuração integra uma operação nacional que apura um esquema de desvio de R$ 6,3 bilhões de aposentados em todo o Brasil.

COMENTAR