Em discurso durante convenção que o lançou candidato à Prefeitura de Caucaia, Waldemir Catanho (PT) percorreu diversos temas, dentre eles o “amor”. Neste tópico, o ex-secretário de Articulação Política do Ceará citou, em sequência, o Guerrilheiro sanguinário Che Guevara e Jesus Cristo, com frases que, apesar de “não parecer”, segundo o próprio, teriam “tudo a ver” com o evento.

“Uma delas, de um sujeito chamado Che Guevara que dizia ‘o verdadeiro revolucionário é movido por grande sentimento de amor’. Por grandes sentimentos de amor”, começou Catanho.

O candidato seguiu: “Da mesma forma, a gente aprende desde criança, ‘amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo’. Isso são princípios políticos. Isso é o que deve mover realmente. Isso que estamos trazendo para Caucaia”, declarou Catanho, citando trecho do livro bíblico de Mateus, capítulo 22:37-39, que narra ensinamentos de Jesus Cristo.

Che Guevara é um revolucionário marxista argentino, guerrilheiro na Revolução Cubana. Foi assassinado durante o movimento e teve o rosto imortalizado como símbolo da luta de esquerda.

Já frases bíblicas foram, de certa forma, constantes na maratona de convenções deste ano, especialmente nas do espectro político mais à direita, o que torna a junção de Guevara e Jesus Cristo, na mesma frase, mais contrastante.

A convenção de Catanho ocorreu no último domingo, 4. O vereador Vanderlan Alves (Republicanos) foi lançado como vice. O evento ocorreu no Ginásio Cazuzão e contou com a presença em peso de lideranças do PT como o ministro da Educação, Camilo Santana, o governador Elmano de Freitas, a deputada federal Luizianne Lins, o líder do Governo Lula, José Guimarães, e o prefeito Vitor Valim (PSB), além do pré-candidato petista em Fortaleza, Evandro Leitão.

COMENTAR