Você acredita que em Fortaleza tem um candidato a vereador de Fortaleza, que se orgulha de tentar fazer parte da bancada da Maconha, ele é Ailton Lopes (Psol), o candidato explica que o grupo reúne candidaturas diversas pelo país que assumiram compromisso com a legalização irrestrita da maconha, seu consumo, cultivo, comercialização e demais usos.

  • Trabalhar por uma regulamentação que traga reparação social aos danos causados pela dita “Guerra às drogas”;
  • Ser contra a aplicação de multa às usuárias de substâncias;
  • Defender os direitos de atuação das Marchas da Maconha e movimentos de redução de danos;

Ele lembra que a bancada visa crescer, buscar mais candidaturas, independentemente de filiação partidária ou viés político. “Temos na bancada hoje também candidaturas à direita, mas que defendem nossas causas relativas à maconha”, cita, lembrando que pessoas com qualquer crença ou alinhamento político podem precisar, por exemplo, de medicação feita a partir de derivados da substância.

Já tendo se candidatado outras vezes, Ailton afirma não ser exatamente uma novidade a defesa da legalização da maconha. Ele lembra ter respondido sobre o assunto em 2014, quando foi sabatinado como candidato do Psol ao governo. “Na época, a legalização já estava no programa de governo, para que, se eleitos, pudéssemos pautar o uso medicinal de derivados da maconha através do SUS, além de incentivar pesquisas na área”, explica.

Ailton defende que as discussões sobre os temas levantados pela bancada sejam feitas de forma responsável e sem tabus, buscando sair da dicotomia da guerra entre esquerda e direita. “Não é uma disputa ideológica, há necessidade de tratar desse tema, tanto pelo viés da saúde pública – derivados de maconha são utilizados em diversos medicamentos e ajudam no tratamento e na cura de muitas pessoas – assim como na perspectiva do acolhimento e da educação para uso, evitando abusos e trabalhando questões como redução de danos”, acrescenta.

COMENTAR