O candidato à Prefeitura de Fortaleza, André Fernandes (PL), realizou uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (21) onde denunciou o uso de inteligência artificial e deepfake em um áudio falso que circula nas redes sociais. Além da acusação de uso de deepfake, o candidato denunciou o uso de recursos públicos e abuso de poder político por prefeitos do interior do Ceará, que estariam usando a máquina pública para apoiar a campanha do adversário. André mencionou que provas foram enviadas ao Ministério Público e à Polícia Federal, com denúncias de prefeitos utilizando veículos oficiais e outros recursos administrativos para fazer campanha em Fortaleza, o que, segundo ele, pode resultar em cassação de diplomas e inelegibilidade.
Durante a coletiva, André Fernandes afirmou que os ataques à sua campanha vêm se intensificando. Ele classificou a situação como “antidemocrática” e “covarde”, acusando os adversários de se utilizarem de tecnologias avançadas para prejudicar sua imagem. O candidato do PL destacou a gravidade do uso de deepfake, uma prática já alertada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e pediu que a Justiça Eleitoral aja rapidamente para conter esses ataques.
“Eu denunciei, antes de ontem, nas minhas redes sociais. Ataques contra mim já estão acontecendo há muito tempo e até então a única coisa que eu tenho feito é trabalhando com a verdade”, explicou André.