Um policial federal morreu e outros dois ficaram feridos em uma operação na madrugada desta sexta-feira, 15, em Salvador. Quatro bandidos foram mortos durante a troca de tiros, informou a Secretaria de Segurança Pública da Bahia. A imprensa da Bahia afirma que os policiais que participaram da Operação Fauda foram vítimas de uma emboscada. Cerca de 40 criminosos fortemente armados estariam esperando os policiais em uma região de mata densa no bairro de Valéria.
Deflagrada no início da manhã, a Operação Fauda investiga uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas e armas, homicídios e roubos. Dois fuzis, duas pistolas, carregadores, munições, rádios comunicadores e roupas camufladas foram apreendidos pelos agentes. Mais de cem homens participam da operação.
Segundo a Polícia Federal e o governo baiano, Lucas Monteiro Caribé chegou a ser encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu. Outros dois agentes da Polícia Federal estão sob cuidados médicos.
Nesta sexta, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi questionado sobre a operação e lamentou a morte do policial.
– Eu quero me solidarizar com a Polícia Federal, que perdeu um homem na iniciativa de uma operação, em Valéria. É uma iniciativa da polícia em desmontar a atuação do crime organizado na Bahia – disse.
Em nota, a Polícia Federal lamentou a morte de Lucas Caribé, 42 anos, que estava na corporação desde 2013. O diretor-geral substituto da corporação, Gustavo Paulo Leite de Souza, decretou luto oficial de três dias.
A Bahia vive uma crise na segurança pública e tem sofrido com altos índices de violência urbana e letalidade policial nos últimos anos. O Estado é governado pelo PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, há 16 anos.