O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou a posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a guerra em seu país e rechaçou soluções de paz que impliquem na cessão de território ucraniano.

– Quando falamos de uma fórmula unilateral ou multilateral, devemos ser justos. E o presidente Lula deve entender claramente que a guerra é na Ucrânia e não na Rússia. Nem no Brasil, nem na África, nem nos Estados Unidos – afirmou Zelensky, em entrevista à emissora estatal portuguesa RTP.

O presidente ucraniano opinou ainda que “para dizer algo é preciso compreender quem é a vítima e quem é o agressor” e que a solução para a paz “não é uma fórmula unilateral”, mas sim do “país que sofre”.

As propostas de paz que implicam na cessão de território à Rússia não são “coerentes”, acrescentou o presidente ucraniano.

– Não é compatível com o respeito pela nossa integridade territorial e soberania (…). As pessoas devem respeitar os territórios dos Estados independentes – completou.

A posição de Lula, apesar de sua condenação à invasão russa, já havia sido criticada pela Ucrânia, por considerar que coloca a responsabilidade em ambas as partes, além de sugerir que uma saída do conflito poderia ser a cessão de território à Rússia.

Na entrevista à RTP, que será transmitida na íntegra na noite desta terça-feira (29), Zelensky elogiou o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, por ter proferido um discurso em ucraniano na semana passada, durante sua visita a Kiev.

– Isso significa respeito pela Ucrânia da parte dele e nós apreciamos muito isso – comentou.

COMENTAR