Um tubarão-baleia de 12 toneladas foi encontrado morto no canal de Vitória, no Espírito Santo. O peixe identificado como da espécie Rhincodon Typus, a maior do mundo, foi resgatado e teve autópsia realizada para identificação da causa da morte.
O animal era uma fêmea adulta com cerca de 11,6 metros. Segundo o projeto Baleia Jabarta, a carcaça, que foi rebocada nessa terça-feira (28), já estava em estado avançado de composição. O resultado da autópsia indicou que se tratava de um tubarão-baleia saudável e não foram encontrados lixos oceânicos, como plásticos e borrachas, dentro dele.
Ainda segundo a organização, a espécie é encontrada por toda a costa brasileira e é considerada ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza. Embora seu tamanho possa ser amedrontador, os tubarões-baleia são filtradores, alimentando-se de pequenos organismos como ovos e larvas de peixes, e invertebrados.
O projeto também ressaltou que o exame no peixe “é importante para ajudar a entender seus hábitos e impactos que a espécie possa estar sofrendo, contribuindo para o conhecimento científico e a conservação dele. Para ilustrar, as duas últimas fotos são de outro indivíduo da espécie, tiradas por nossa equipe em Praia do Forte”. A carcaça foi enterrada pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha em local apropriado.