Advogados e juristas de direita se uniram para fortalecer a atuação jurídica em defesa de pautas conservadoras no Congresso Nacional. Sob o comando da advogada Karina Kufa, cerca de 150 pessoas já estão formalmente cadastradas no grupo, batizado de Os Garantistas. Outros 2 mil candidatos interessados em fazer parte da iniciativa já estão em análise.
O lema do grupo é a atuação com moderação e diálogo junto aos Poderes Judiciário e Legislativo. Além disso, querem capacitar advogados para atuarem na defesa das pautas. “Criamos o grupo Os Garantistas em meio a discussões relevantes envolvendo a direita, inclusive pela luta de liberdade de expressão e imprensa”, afirmou Karina Kufa ao Metrópoles.
A advogada ressalta que as bandeiras d’Os Garantistas estão ligadas também à defesa das garantias processuais; harmonia entre os Poderes; defesa nacional; liberdade econômica; contra o aborto, as drogas, a violência contra crianças, mulheres, PcDs, idosos e animais; além do combate à criminalidade, buscando uma sociedade mais equilibrada, segura, resguardada e com previsibilidade.
Segundo Karina Kufa, o grupo também pretende desenvolver estudos acadêmicos sobre os temas de interesse, na busca de “emprestar a expertise de seus membros para os debates em audiências públicas e pareceres”. “Temos o desejo de trabalhar pelos nossos ideais para garantir a qualidade de vida às futuras gerações”, completou a advogada.
Marco na defesa do conservadorismo
Para a advogada Kheli Abreu, integrante do grupo Os Garantistas, nos últimos anos, o conservadorismo brasileiro enfrentou desafios políticos significativos, e hoje precisa de uma base jurídica sólida nas discussões legislativas.
Ela ressalta que o movimento dos Garantistas emerge como uma resposta a esse contexto, na busca por fortalecer a posição dos parlamentares conservadores e promover também um debate essencial sobre um dos pilares do conservadorismo: a liberdade.
“A liberdade, historicamente mal interpretada, enfrenta distorções em um ambiente político onde as ideologias se entrelaçam. Os Garantistas se dedicam a reafirmar seu significado autêntico, contrapondo-se à ideia de que essa liberdade se reduz a uma permissividade descontrolada. Ao defender uma visão ampla e responsável da liberdade, o grupo almeja assegurar que as decisões legislativas e judiciais respeitem a ordem moral e social, fundamental para uma convivência harmoniosa”, ressaltou a advogada.
A intenção do grupo é levar um olhar técnico e ético para as pautas conservadoras. “Os Garantistas representam um marco importante no conservadorismo brasileiro, almejando resgatar e redefinir o conceito de liberdade dentro de um quadro ético e moral robusto. Com um enfoque em jurisprudência, liberdade econômica e comunicação eficaz, o movimento busca assegurar que o conservadorismo continue relevante e respeitado no cenário político nacional”, completou Kheli Abreu.