Um grupo de 22 detentos ligados a uma facção criminosa tentou fugir da Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP 2), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, na noite do último sábado (3). De acordo com o Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce), a fuga só aconteceu devido ao baixo efetivo de profissionais, “Na ocasião, só havia um policial realizando a “tranca” de internos no piso superior”, disse em nota.

Ainda segundo a apuração do sindicato junto à categoria, foi observado que, além dos cossocos, havia uma pistola e algemas em posse dos internos. O policial foi amordaçado e mais de 20 (vinte) presos desceram do andar superior, rendendo, com armas direcionadas às cabeças, mais dois policiais.

Com a rendição dos policiais, foram furtados, armas e coletes, além das chaves da unidade. Com os três policiais sendo usados como escudos, os presos prosseguiram com o objetivo de fuga da unidade. Ao subirem o muro, foram avistados por um policial que realizava a vigilância da muralha e houve troca de tiros.

Conforme o titular da SAP, um preso foi baleado e encaminhado a uma unidade de saúde. “Para tranquilizar a população, não fugiu ninguém da UP2, foi uma tentativa de fuga, 22 internos, os policiais colocaram eles para correr de volta, um preso foi baleado, está no hospital, está fora de perigo, o policial fez o que devia fazer”, disse Albuquerque.

COMENTAR