Jornalistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) denunciaram que a cúpula da Agência Brasil censurou a veiculação de uma notícia negativa para a Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo Lula (PT). A informação era sobre uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que suspendeu uma licitação de R$ 197 milhões da pasta diante de suspeita de fraude.
De acordo com o colunista Bernardo Mello Franco, do jornal O Globo, repórteres da EBC questionaram internamente a direção da agência pública sobre a ausência do tema no noticiário, já que o assunto foi pauta nos principais veículos de imprensa do país. No entanto, os profissionais teriam ouvido como resposta que a Agência Brasil não trataria do assunto.
A própria Secom, no entanto, não deixou de se manifestar sobre a decisão do TCU, e disse em nota publicada na última quarta-feira (10), data da decisão, que aguardava ser notificada para tomar “providências cabíveis”. Procurada pelo jornal O Globo, a EBC, porém, não se manifestou sobre a acusação de censura.
Vale ressaltar que, apesar de ser um veículo público de imprensa, a Agência Brasil não é um órgão de assessoria do governo. A agência, por sinal, diz buscar “honestidade, precisão e clareza das informações que transmite”.