O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, de 63 anos, morreu no domingo (19.mai.2024) depois da queda de um helicóptero que transportava o líder. A agência de notícias estatal iraniana Isna (Iranian Students News Agency) disse que no local do acidente “não há sinal de sobreviventes”. Com a morte de Raisi, o vice-presidente Mohammad Mokhber, 69 anos, deve assumir o cargo.
A aeronave passava pela província iraniana do Azerbaijão Oriental, perto da cidade de Jolfa, fronteira entre o Irã e Azerbaijão, quando precisou fazer um pouso forçado por conta de más condições climáticas, como chuva e ventos fortes. …
“Nenhum vestígio dos sinais vitais dos passageiros foi observado pelos helicópteros”, disse a Isna ao publicar uma foto aérea do local do acidente.
A morte do líder iraniano deve reverberar na geopolítica do Oriente Médio, já que o país participou indiretamente do ataque do Hamas ao território israelense em 7 de outubro de 2023 e vinha escalando a tensão contra Israel desde janeiro deste ano, o que resultou num ataque a mísseis em abril.
Raisi era cotado para ser o próximo líder supremo do Irã, depois do aiatolá Ali Khamenei, 85 anos. O vice-presidente Mohammad Mokhber, próximo da linha de sucessão, deve organizar uma eleição dentro de 50 dias.