O site o Antagonista trouxe uma divisão de “Direitos dos Palestinos” das Nações Unidas, em sua edição de 11 de abril do boletim “NGO Action News”, causou polêmica ao incluir um link para uma lista do U.S. Campaign for Palestinian Rights (USCPR). A lista, intitulada “5 Maneiras de Agir no Dia do Imposto” (15 de abril, nos EUA, mais detaçlhes ao final da matéria), orientava os manifestantes sobre como protestar contra o financiamento, pelos EUA, de “ações israelenses contra palestinos”. Os métodos sugeridos incluíam a realização de bloqueios econômicos coordenados em várias cidades americanas, com o objetivo de impactar significativamente a economia local e nacional “bloquear as artérias do capitalismo”.

A repercussão desse fato incluiu protestos organizados por um grupo chamado Ação A15, que executou bloqueios em locais estratégicos, como aeroportos e pontes importantes nos EUA, exatamente no Dia do Imposto americano, que cai no 15 de abril. As manifestações resultaram em diversas interrupções e detenções.

Anne Bayefsky, presidente da Human Rights Voices, criticou a ONU, alegando que a organização estava facilitando as atividades de “anarquistas pró-Hamas” em solo americano por meio da distribuição desse boletim.

Em resposta, Stéphane Dujarric, porta-voz do Secretário-Geral da ONU, defendeu a independência do boletim, afirmando que a publicação é compilada de acordo com mandatos conferidos pelos Estados-membros da Assembleia Geral da ONU e não está sob a autoridade direta do Secretário-Geral.

O “Dia do Imposto”, conhecido em inglês como “Tax Day”, refere-se à data limite para a entrega das declarações de imposto de renda por indivíduos aos órgãos fiscais nos Estados Unidos.

Tradicionalmente, o prazo é no dia 15 de abril de cada ano, a menos que essa data caia em um final de semana ou feriado, caso em que é ajustado para o próximo dia útil. Este dia marca o fim da temporada de declaração de impostos, durante a qual os contribuintes devem acertar suas contas com o governo federal, declarando seus ganhos e pagando os impostos devidos ou reivindicando reembolsos.

COMENTAR