Pesquisa do instituto Opnus ouviu a população Cearense sobre temas comportamentais, algumas das questões que mais dividem a política brasileira hoje, 49% dos entrevistados consideram que o aborto deve ser totalmente proibido. Há 42% que consideram que deve seguir permitido nos casos previstos em lei. E 6% entendem que deve ser permitido em qualquer circunstância.
A oposição à liberação da posse e do uso de drogas, inclusive maconha, alcança ampla maioria entre os cearenses entrevistados pela pesquisa Opnus. Disseram ser contra que a posse de drogas para uso pessoal deixe de ser crime 71% dos ouvidos na pesquisa. Houve 23% que se manifestaram a favor de a posse de entorpecentes deixar de ser crime.
A pesquisa Opnus também perguntou especificamente sobre a maconha. Manifestaram-se contra a liberação do uso por adultos 78% dos entrevistados, enquanto 17% foram a favor. Em Fortaleza, 28% acham que a posse de droga para uso pessoal deve deixar de ser crime. Percentual que é de 22% na Região Metropolitana de Fortaleza e 21% no Interior. Os que defendem que seja crime são 67% na Capital, 71% na Região Metropolitana e 74% no Interior.
O aborto e drogas foram colocado em pauta pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que provocou intensa reação dos políticos. No Congresso Nacional, está em pauta o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em resposta ao que decidiu anos atrás o STF.