O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse neste domingo (7.abr.2024), que o dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, está lutando pela liberdade do Brasil. Em live ao lado dos filhos Eduardo (PL-SP) (deputado federal) e Carlos (PL-RJ) (vereador), o ex-chefe do Executivo disse que o bilionário é “de falar pouco”, mas é “bala na agulha”. A declaração se deu depois da escalada das tensões entre o empresário e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.
“A nossa liberdade, em grande parte, está nas mãos deles. A ação que ele está exercendo. O que tem falado. Não tem se intimidado. Tem dito que vai botar para frente essa ideia de lutar por liberdade, por nosso país. Ainda bem, né?”, disse Bolsonaro.
Durante a transmissão, o ex-presidente também afirmou que a democracia no Brasil está ameaçada e disse que tomará providências para garantir a liberdade de expressão no país.
“Vou me inteirar [para] ver o que podemos fazer, via Partido Liberal. Nós temos agora um apoio de fora do Brasil muito forte. Esse assunto [“Twitter Files”] parece que está palpitando fora do Brasil, o que é a salvação nossa, né? Porque a nossa democracia está ameaçada, todo mundo sabe disso”, declarou Bolsonaro.
Neste domingo (7.abr.), Moraes determinou a inclusão de Musk, como investigado, no inquérito das milícias digitais, protocolado em julho de 2021 e que investiga grupos que estariam atuando contra a democracia. O documento cita “dolosa instrumentalização criminosa”.
Essa é a 2ª “Super Live” do clã Bolsonaro. A última, em 28 de janeiro, registrou pico de audiência de 470.960 espectadores simultâneos, por volta das 20h20. A deste domingo (7.abr), chegou a 117.577 views, às 21h.
O ex-presidente participou por cerca de 1 hora. A transmissão continuou com discussões entre Eduardo Bolsonaro e aliados bolsonaristas.