A secretária nacional de planejamento e finanças do PT, Gleide Andrade, publicou nas redes sociais que Israel “não merece ser um Estado”. Na ocasião, a tesoureira do PT — que também foi nomeada em junho pelo presidente Lula como conselheira da Itaipu Binacional– comentava um vídeo em que crianças palestinas apareciam machucadas.
A informação foi noticiada inicialmente pelo jornal Folha de São Paulo, nas redes sociais, Gleide, que também é professora, faz diversas publicações criticando os bombardeios de Israel à Faixa de Gaza. O país iniciou uma série de reações depois de ter sido atacado pelo grupo terrorista Hamas em 7 de outubro deste ano.
Em outra publicação, a tesoureira do PT usa a hashtag “Israel terrorista”, ao criticar as mortes de crianças durante a guerra.
Em outra postagem, a tesoureira do PT chama Israel de “assassina” e classifica as mortes palestinas como “genocídio”. Na ocasião, a conselheira de Itaipu comentava uma declaração do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
“Muito importante a intervenção brasileira! Basta deste genocídio. É um crime tantas crianças palestinas mortas e órfãs! Basta do Estado de Israel, Assassino! Pelo direito à vida do povo palestino!! #IsraelTerorrist #Gaza_Genocide #Gaza https://t.co/jS8dcDfF68”