O ex-deputado estadual Douglas Garcia (Podemos-SP) autor de uma denúncia contra a Gaviões da Fiel (torcida organizada do Corinthians) que impediram manifestantes do ato pela democracia de entrarem em um vagão do metrô da capital paulista, no fim de semana, está sofrendo ameaças de morte na internet, ele inclusive registrou um boletim de ocorrência (BO), nesta quinta-feira, 29.

“A partir daí, a vítima passou a receber diversas mensagens de ameaça nas redes sociais de diversos perfis, como ‘ele vai ser morto sim ou com certeza?’, ‘já aguardo o vídeo dele tomando um coro ou pedindo desculpas de livre e espontânea vontade’, ‘já tá na hora de dar um salve nesse E.T’”, informa trecho do BO.

Denúncia por ato de torcedores do Corinthians

No início da semana, Garcia acionou o Ministério Público de São Paulo contra a Gaviões. Na representação, o ex-deputado citou trecho da Lei 14.597, segundo os qual a torcida organizada responde civilmente, “de forma objetiva e solidária, pelos danos causados por qualquer de seus associados ou membros no local do evento esportivo, em suas imediações ou no trajeto de ida e volta para o evento”.

Ainda no documento, o ex-deputado mencionou o artigo 186 da Lei 10.406/2002. O dispositivo estabelece: “Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito”.

COMENTAR