O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), Guilherme Derrite, fez um balanço do ato pela democracia deste domingo, 25. De acordo com ele, o evento na Avenida Paulista se deu sem “ocorrências relevantes” e contou com a presença de 750 mil pessoas. “Não tivemos ocorrências relevantes, mesmo com um público de 750 mil pessoas na avenida e em todo o entorno”, afirmou o titular da SSP-SP, em postagem no Twitter/X. “Parabéns, Polícia Militar e Polícia Civil.”
Na mesma mensagem divulgada na rede social, Derrite informa ter acompanhado de perto o trabalho dos agentes civis e militares escalados pelas corporações para o evento de hoje. Para o secretário, o principal era garantir a segurança dos manifestantes.
“Acompanhei os trabalhos das polícias Civil e Militar na Avenida Paulista”, afirmou Derrite. “Empenhadas em garantir a segurança das pessoas, como tem sido nos grandes eventos.”
Com a informação do secretário de Segurança, o público no ato em defesa da democracia superou a expectativa da organização. Ex-secretário de Comunicação Social da Presidência da República e atual advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Fabio Wajngarten afirmou que esperava contar com com 700 mil pessoas.
Vídeos e imagens da Avenida Paulista
Durante o dia, fotos e vídeos mostraram que a Avenida Paulista foi tomada por uma multidão. Apesar do evento estar programado para ocorrer a partir das 15h, com trio elétrico nas proximidades do cruzamento com a Rua Peixoto Gomide, aglomerações já se formavam pela manhã. Líder da oposição ao governo Lula no Senado, Rogério Marinho (PL-RN) postou vídeo que mostrava o local cheio às 9h35.