O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas determinou novas Operações Escudos em quatro diferentes regiões paulistas após a morte da soldado PM Sabrina Freire Romão Franklin, de 30 anos, ela foi assassinada após tentativa de assalto na Estrada Ecoturística de Parelheiros, na zona sul da capital paulista na última quinta-feira, enquanto no Ceará tivemos dois policiais assassinados em menos de 24 horas e sequer uma nota do governador Elmano sobre o assunto.
“Nenhum ataque a policial ficará impune. Já estamos imediatamente em operação após esses fatos. Nós temos uma Operação Escudo acontecendo nestes pontos de ataques”, disse, em relação aos novos casos, Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, sobre a resposta da Segurança Pública aos recentes ataques a policiais no Estado.
Conforme a SSP, as Operações Escudo foram desencadeadas pela Polícia Militar nos pontos de ataques aos agentes para identificação e prisão dos criminosos.
“São elas: 2ª Operação Escudo, na área do CPA/M-6 que abrange a região de Santo André, 3ª Operação Escudo, na área do CPA/M-10, abrangendo a região sul da capital paulista, decorrentes do assassinato da soldado PM Sabrina, 4ª Operação Escudo, na área do CPI-9, que abrange a área de Piracicaba e a 5ª Operação Escudo, na área do CPA/M -7, que abrange a região de Guarulhos”, afirmou a SSP.
Ainda segundo a pasta, as Operações Escudo são deflagradas todas as vezes nas quais criminosos atentam contra o Estado, por meio do ataque a policiais. “Têm como objetivo restabelecer a ordem pública e a sensação de segurança na comunidade local, além de identificar e prender os responsáveis pelas ações criminosas contra os agentes de segurança paulistas”, afirmou a SSP.
Enquanto no Ceará
Após a morte do dois policiais militares do Raio, não tivemos nenhum notícia ou informação sobre possíveis operação, de nota, somente a que a polícia militar do Ceará, soltou em suas redes sociais.
“Os Soldados Félix e Granjeiro, assim como todos aqueles que envergam a nossa farda, são nossos heróis, irmãos, defensores e agora nossos anjos. Estamos em um profundo luto, mas firmes, como eles, na defesa do cidadão. O Comando da Corporação se coloca inteiramente à disposição da família para toda e qualquer necessidade nesse momento de imensa dor”, diz um trecho da nota da PM.