Mais um dos grandes do futebol nos deixou hoje, considerado por muito o maior jogador de defesa da história, o ex-jogador e ex-técnico Franz Beckenbauer morreu aos 78 anos de idade. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (8) por fontes da família do eterno ídolo alemão.

Beckenbauer é considerado a maior lenda do futebol da Alemanha e foi campeão da Copa como jogador em 1974 e como técnico em 1990, além de ter vencido a antiga Copa dos Campeões da Europa (atual Liga dos Campeões) três vezes com o Bayern de Munique e uma Eurocopa com a seleção alemã.

Nos últimos anos, ele se afastou da vida pública devido a problemas de saúde e também por causa do escândalo desencadeado por supostas irregularidades em seu papel para conseguir que a Alemanha sediasse a Copa do Mundo de 2006.

Ao jornal Bild, o ex-jogador Lothar Matthäus, capitão da Alemanha campeã mundial em 1990, lamentou a morte do seu ex-treinador.

“O choque é profundo, embora eu soubesse que Franz não estava se sentindo bem”, disse Matthäus. “A sua morte é uma perda para o futebol e para a Alemanha como um todo. Foi um dos maiores como jogador e treinador, mas também fora de campo.”

Por sua imagem de vencedor, falava-se, na Alemanha que, “quando Beckenbauer cai, ele cai para cima.” Matthäus destacou a personalidade do astro.

COMENTAR