A cada dia mais um capitulo da crise se instauro no PT no Ceará, entre o grupo comandado pelo Ministro Camilo Santana e o grupo da deputada federal Luizianne Lins, isso porque a direção nacional do partido descartou a obrigação de prévias para escolha do candidato a prefeito do partido, o que desagrada a ex-prefeita Luizianne que sempre defendeu as previas para esse tipo de escolha.
Outro detalhe importante que chamou a atenção durante a filiação do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará Evandro Leitão, e a aproximação cada vez maior do Presidente do PT de Fortaleza, deputado estadual Guilherme Sampaio do grupo de Camilo e Evandro Leitão, ele que no passado era fiel escudeiro de Luizianne, e demonstra por gestos que agora tem novo comandante.
Também chamou a atenção a presença de vários presidente de outros partidos no evento de filiação de Evandro Leitão, no total foram 9:
- Presidente do PV Ceará, Marcelo Silva;
- Presidente do PP Fortaleza, Zezinho Albuquerque;
- Presidente do PSB Ceará, Eudoro Santana;
- Presidente do Republicanos Ceará, Chiquinho Feitosa;
- Presidente do PCdoB Ceará, Luís Carlos Paes;
- Presidente do MDB Ceará, Eunício Oliveira;
- Presidente do Podemos Ceará, Bismarck Maia;
- Presidente do Solidariedade Ceará, Júnior Castro;
- Presidente do PSD Ceará, Domingos Filho.
Dirigentes petistas têm insistido no discurso de que o nome ideal para representar a sigla na disputa pela Prefeitura de Fortaleza no ano que vem deve agregar aliados. Os partidos PV, PP, MDB e PCdoB estiveram no arco de aliança que elegeu Elmano em 2022.