O Brasil está levando a maior delegação entre os países para a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP28), que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A informação vem de registros oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU), analisados pelo jornal Folha de S.Paulo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está levando 1.337 inscritos.

Os participantes do Brasil representam 5,5% dos 24.488 nomes de 195 nações. O Itamaraty afirma que só a delegação oficial do governo, entre autoridades e funcionários, abarca cerca de 400 pessoas.

Mas a lista da ONU inclui políticos de níveis federais, estaduais e municipais, do Executivo e do Legislativo. Assessores, técnicos, profissionais de mídia e outros também estão listados.

A comitiva brasileira é quase o dobro da indiana, segunda no ranking, que tem 725 nomes. E é três vezes maior que a da Turquia, sexto país com mais pessoas na lista, que tem 452 nomes.

“O Brasil é representado por delegação ampla na COP28”, disse o Itamaraty. “Inclui integrantes dos governos federal, estaduais e municipais, além de membros da sociedade civil, do setor empresarial e da academia.”

O Itamaraty também disse que “o governo federal cobre apenas gastos de participação de representantes da administração pública federal”. A COP28 em Dubai é maior da história.

Considerando delegações, a sociedade civil, organizações não governamentais, imprensa, convidados e demais grupos, o evento este ano tem 97 mil inscritos, conforme lista oficial da ONU. Antes do evento, ela estimava um público de 70 mil.

Há ainda outros 1.744 nomes de brasileiros inscritos no evento que fazem parte da sociedade civil, como de empresas, universidades e outras associações. Somados, são 3.081 brasileiros inscritos.

COMENTAR