O chanceler de Israel, Eli Cohen, garantiu ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, nesta quinta-feira, 9, que os 24 brasileiros e seus 12 familiares estarão na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira com Gaza hoje, a confirmação vem após a revelação que o ex-presidente Jair Bolsonaro conversou com Yossi Shelvey, um dos assessores do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para pedir ao governo daquele país a liberação dos brasileiros.
Ao todo, 34 pessoas serão contempladas — 24 brasileiros e dez palestinos. O nome dos cidadãos deve aparecer na lista que será divulgada na sexta-feira 10. De acordo com a CNN Brasil, o governo federal recebeu o sinal verde dos países e dos grupos que elaboram as listas, como Israel, Estados Unidos, Catar e Hamas.
“Yossi me relatou que não há nenhuma medida restritiva, não há nenhum empecilho por parte do governo de Israel”, disse Bolsonaro. “Israel concordou que os brasileiros têm de sair da região, seja por Israel ou pelo Egito.”
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que está no Cairo, no Egito, irá ao encontro dos brasileiros. A volta deve ocorrer no sábado 11.