O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), anunciou, na noite dessa segunda-feira (30), que o Município passará a cobrar taxa do lixo da população. O gestor não detalhou quando nem como a tarifa deve ser implementada na cidade da Região Norte cearense.

A informação foi divulgada pelo político durante uma interação com um seguidor no Instagram. O usuário questionou sobre a veracidade do boato de que o tributo começaria a ser cobrado dos contribuinte. Em resposta, Ivo confirmou ser verídico.

“Não temos escolhas. Se não cobrarmos, não receberemos mais recursos federais.”

Nesta terça-feira (31), a assessoria do chefe do Executivo local confirmou o dado, mas disse não haver mais detalhes sobre a medida.

Desde o início deste ano, Fortaleza realiza a cobrança de taxa de lixo da população. A Capital calcula o valor para o cidadão a partir da área do imóvel, algo semelhante ao que já é realizado pelo Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

A Administração estabeleceu um valor-base a partir da divisão dos custos com o sistema de coleta de resíduos — que soma R$ 350 milhões por ano — pelos metros quadrados edificados na cidade.

COMENTAR