O Vereador de Fortaleza Julierme Sena alertou no começo dessa semana para crise no setor de Bares e Restaurantes, “A pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) traz que 32% do estabelecimentos de setor de bares e restaurantes ficaram no vermelho, no mês de agosto” informou ele em suas redes sociais, onde também fez cobranças ao governador do Estado Elmano de Freitas “Nossa economia está sangrando, e onde está o Governador Elmano? Ou melhor… o que ele tem a propor???”.
O setor, que ainda busca se recuperar dos inúmeros prejuízos causados no longo período da pandemia, ainda enfrenta um cenário preocupante. E soluções que possam impulsionar o setor é fundamental para a nossa economia. Dois caminhos primordiais para melhorar o cenário seriam a redução de impostos para reduzir os custos operacionais, permitindo que os estabelecimentos tenham preços mais competitivos e melhorem suas margens de lucro, bem como linhas de crédito mais acessíveis.
Dos 32% que tiveram mais prejuízo, a maior parte (80%) afirmou que a queda das vendas foi o principal motivo; 53% acreditam que foi a redução do número de clientes; 46% alegam dívidas com impostos e taxas; 26% dizem ter dívidas com empréstimos; 26% sofrem com custo pessoal.