Na manhã da quinta-feira 14, o Supremo Tribunal Federal (STF) lançou o Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário. A honraria será entregue aos veículos de comunicação que divulgarem o “papel do Poder Judiciário na promoção da cidadania”.
De acordo com o STF, o objetivo da iniciativa é “colaborar para o melhor entendimento, por parte da sociedade e da imprensa, sobre o funcionamento do STF e dos tribunais superiores, ressaltando o papel social e constitucional de cada um”.
Com isso, o STF espera incentivar a mídia a mediar o “debate público das esferas judiciais com o jurisdicionado” e a “estreitar a relação entre os tribunais, demonstrando força e união na defesa da democracia e da lei maior”. A presidente do STF, ministra Rosa Weber, disse que o prêmio servirá para reconhecer o trabalho da imprensa brasileira na defesa da democracia.
Para concorrer, os interessados terão de “destacar a atividade jurídica do STF ou a importância da Constituição Federal para garantia de direitos e a integridade da ordem democrática”. O prêmio para o finalista será um troféu confeccionado e um certificado assinado pelos presidentes dos tribunais.