A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, pagou R$ 50 mil para o grupo de dança Companhia Suave, responsável pela apresentação de conteúdo erótico para crianças de escolas públicas da capital fluminense.
No site oficial do grupo, é possível ver que entre os dias 16 e 24 de agosto eles se apresentaram em cinco unidades educacionais: CIEP Capanema, Museu da Maré (CEASM), CIEP Luiz Carlos Prestes, E.M. Marechal Estevão Leitão de Carvalho e E.M. Rivadávia Corrêa.
O grupo conseguiu garantir as apresentações após submeter o projeto à Secretaria de Cultura. A Companhia Suave foi selecionada e o pagamento das apresentações foi publicado no Diário Oficial.
A disputa de projetos aconteceu no ano passado por meio do Fomento à Cultura Carioca (Foca) e foram pagos em maio de 2022 aceitando a condição de fazer as apresentações em um ano após o pagamento.
Com o nome de Suave na Educação, a apresentação tem classificação para maiores de 12 anos. No entanto, o grupo teve acesso às escolas com público formado por crianças abaixo dessa idade.
Após a divulgação das imagens, a Secretaria Municipal de Educação do Rio abriu sindicância para investigar o caso. Por causa disto, todos os diretores das instituições em que ocorreram as apresentações do grupo foram afastados.